5 menores raças de cães que você precisa conhecer agora mesmo

4 minutos para ler

A rotina corrida e o modo de vida que as pessoas têm, hoje em dia, não eliminam a sua vontade de ter a companhia de cachorros. Antes pelo contrário, a morada em apartamentos e o desejo de levá-los consigo para todos os lugares faz com a procura pelas menores raças de cães seja cada vez maior. Por isso, investir na criação desses pequenos é uma boa ideia.

O porte de um cachorro é definido pela medição da altura entre o chão até a cernelha do cão, mas também leva em consideração o peso do animal. Graças à imensa variedade de combinações entre esses fatores, a lista com as menores raças do mundo, que você pode conferir aqui, é bastante variada.

Por isso, além de levar em conta o tamanho geral dos cães, neste artigo, selecionamos as raças mais populares no Brasil. Confira quais são as principais miniaturas do mundo pet!

1. Chihuahua

Muito popular, justamente por ser a menor raça de cão do mundo, o Chihuahua mede entre 15 e 23 cm, e não ultrapassa os 3 kg. É amável, companheiro e corajoso! Indicamos que tenha contato com crianças maiores, devido à fragilidade de seus ossos.

2. Papillon

O Papillon é uma raça francesa da família dos Spaniel, que tem como característica principal as suas grandes orelhas localizadas bem no topo da cabeça. A coloração e os pelos longos lembram uma borboleta — daí seu nome: papillon que, em francês, é borboleta. Esses cães medem entre 20 e 28 cm e seu peso varia entre 2 e 3 kg. Além disso, o Papillon figura o 8º lugar no ranking das raças mais inteligentes do mundo.

3. Lulu da Pomerânia

Também conhecido como Spitz Alemão Anão, o Lulu da Pomerânia é famoso por ser pequeno e (muito!) fofo. Sua aparência semelhante à de um bicho de pelúcia faz com que a sua popularidade aumente entre os amantes de miniaturas. Mede de 20 a 27 cm e não pesa mais que 3 kg. Apesar da extrema graciosidade e do tamanho, está disposto a defender seu tutor em qualquer ocasião.

4. Yorkshire Terrier

Desenvolvida para companhia, a raça foi aprimorada ao longo dos anos para atingir um tamanho cada vez menor e pelos cada vez mais longos. Os cruzamentos muito bem-sucedidos geraram uma das menores e mais luxuosas raças de cachorros da atualidade. Eles medem de 23 a 24 cm e não ultrapassam os 3 kg. Canis que intitulam seus Yorkshire como “micro” e “mini” não são sérios, pois o padrão da raça é definido e não existem variações de tamanho de Yorkshire.

5. Poodle Toy

Uma das raças mais queridas do país, o Poodle Toy também é muito popular por ser gracioso e muito inteligente (2º lugar no ranking mundial). São muito dóceis, companheiros e obedientes, medindo entre 22 e 25 cm e pesando, no máximo, 5 kg. Também é preciso tomar cuidado com a denominação “micro toy”, que é errada e foi introduzida no mercado com intuito de aumentar as vendas.

Bônus: outras menores raças de cães

Como mencionamos, a lista do ranking das menores raças de cães é bastante variada e extensa. Por isso, elencamos mais algumas raças para o seu conhecimento. Algumas são muito populares no Brasil, enquanto outras, mais raras:

  • Boston Terrier;
  • Bulldog Francês;
  • Shih Tzu;
  • Pug;
  • Bichon Frisé;
  • Maltês;
  • Pequeno Cão Russo;
  • Biewer;
  • Prague Ratter;
  • Bolonka Zwetna;
  • Pequinês;
  • Pinscher;
  • Dachshund.

Fáceis de transportar e manejar, as pequenas raças de cachorros são uma ótima opção para criadores que não dispõem de amplos espaços e que procuram ter menos custos com ração e medicamentos (visto que os remédios são dosados de acordo com o peso do cão).

Contudo, ressaltamos que promover o bem-estar e construir um ambiente produtivo (que estimula a sua inteligência) também é o alicerce para a criação das menores raças de cães do mundo.

A variedade de tamanhos das raças de cachorro nos surpreende, não é mesmo? Aprofunde seus conhecimentos e saiba agora quais são as características e os cuidados com o Shih Tzu!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-