Saiba quais são os 5 cachorros mais inteligentes!

Cachorros mais inteligentes
4 minutos para ler

Quem convive com cães sabe o quão espertos eles são. A capacidade que eles têm de entender nossas palavras evoluiu ao longo da sua história junto ao homem e já foi comprovada pela ciência. Existe, inclusive, um ranking que classifica os cachorros mais inteligentes do mundo.

A psicologia canina diz que, assim como nós, os cães também apresentam diferentes inteligências, como: instintivas (talento inato), adaptativas (capacidade de descobrir o ambiente) e operacionais (execução de comandos). Além dessas, ainda é possível mensurar muitas outras capacidades das raças, como a espacial, a cinestésica e a interpessoal.

O psicólogo especialista em cães Stanley Coren levou em consideração a inteligência operacional dos cachorros ao elaborar o ranking. Nesse caso, ela significa a habilidade de um cão em aprender determinados comandos com menos de cinco explicações e respondê-los em, ao menos, 95% do tempo.

Mas vamos logo ao assunto. Veja, a seguir, as 5 raças de cachorros mais inteligentes!

Cachorros mais inteligentes

1. Border Collie

Liderando a nossa lista está o fabuloso Border Collie. Esses cães foram desenvolvidos nos anos 1800 para o pastoreio de ovelhas, na Grã-Bretanha. Contudo, foi próximo aos anos 1900 que a raça começou a ser aprimorada, a partir de um cão chamado Hemp, que pastoreava as ovelhas não com latidos e mordidas, mas parando calmamente em frente a elas e as intimidando.

As características selecionadas ao longo dos cruzamentos sempre disseram respeito à inteligência dos cães e não aos padrões estéticos. O Border Collie é muito inteligente, obediente e concentrado (costuma encarar outros animais). Além disso, é dócil, companheiro e fiel.

2. Poodle

O Poodle é uma das raças mais populares do mundo e ocupa a segunda colocação no ranking de cachorros mais inteligentes devido à sua enorme capacidade de compreensão e facilidade em aprender novos comandos.

A raça foi desenvolvida, no século XIX, para pastoreio e caça de animais aquáticos (por causa da sua habilidade em caçar patos e nadar), mas também foi recrutada como cão-guia, cão de guarda e puxador de carroças de artistas, o que acabou tornando o Poodle artista de circo. Hoje, é tido como um dos mais queridos cães de companhia.

3. Pastor Alemão

O Pastor Alemão foi, desde sempre, o resultado da busca por um cão apto a pastorear e a proteger rebanhos. No final dos anos 1800, um clube destinado a aprimorar a raça desenvolveu cães que se destacaram em trabalhos que exigiam coragem, inteligência e atletismo.

Isso levou esse cão pastor a ser amplamente conhecido como excelente farejador e protetor, firmando suas habilidades policiais e guardiãs. Calmo, inteligente e corajoso, é um ótimo cão de companhia e se dá muito bem com crianças.

4. Golden Retriever

Além de ser um dos cachorros mais inteligentes, o Golden Retriever é um dos mais adorados no mundo. Dócil e brincalhão, esse cão apresenta alta capacidade de aprendizado e, hoje, é frequentemente utilizado como cão-guia.

Em meados do século XIX, o seu criador, Lord Tweedmouth, buscava desenvolver um cachorro capaz de atravessar vegetações densas, encarar águas frias, nadar e resgatar a caça com cuidado. O resultado foi o belíssimo Golden Retriever: habilidoso, devotado, companheiro, protetor e vigoroso.

5. Dobermann

O Dobermann foi desenvolvido de maneira bastante rápida, no final dos anos 1800, por um cobrador de impostos que recolhia cães de rua. Karl Friedrich Louis Dobermann cruzou raças inteligentes e habilidosas que resultaram em um excelente cão de guarda: protetor, companheiro, fiel e destemido.

Sua beleza e inteligência fazem com que seja destaque em competições caninas. De temperamento calmo e sociável, ele pode conviver com toda a família tranquilamente, fato que torna suas habilidades de guarda ainda mais eficientes.

É absolutamente apaixonante perceber nos cães a sua elevada aptidão de compreensão e de resposta aos nossos desejos — cada raça com sua particularidade. Principalmente quando paramos para pensar que sua capacidade cognitiva evoluiu para eles estarem junto de nós, dividindo os momentos da vida. Não há dúvidas de que os cachorros mais inteligentes são, também, donos dos nossos corações.

E você, o que acha dessas raças? Conhece outras que também têm incríveis habilidades e só faltam falar? Comente no post: conte-nos a sua opinião e sua experiência!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-