Saiba quem são os melhores cães de guarda

4 minutos para ler

Muitas pessoas decidem comprar um cachorro para que ele, entre outras coisas, possa atuar na segurança do lar. Algumas raças são mais adequadas a esse fim, pois têm o instinto de proteção e agem como bons cães de guarda.

E você, sabe quais são elas? Neste post, elencamos as principais raças para guarda. Continue a leitura e descubra também a importância do canil para preservar as suas características. Vamos lá?

O que são cães de guarda?

São cachorros que desempenham as funções de vigiar e proteger pessoas, residências e outros estabelecimentos. Além disso, eles podem intimidar invasores e ser treinados para atacá-los.

Algumas de suas características principais são obediência, latido forte, capacidade de reagir às ameaças de forma rápida e eficiente, força e inteligência. Ou seja, os cães de guarda são espertos e estão sempre alertas para cumprir sua função.

Quais são as principais raças para cão de guarda?

Descubra em que raças investir para ter um bom vigia para o lar.

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é, disparado, um dos melhores cães de guarda que existem. Para confirmar, é só observar os cachorros utilizados pelas polícias e pelos militares: o Pastor Alemão sempre está presente entre os cães dessas corporações.

Essa raça é muito inteligente, ágil, forte e tem um instinto protetor intenso com a sua família. Como bônus, esses cães também são muito dóceis e amáveis com todos que os cercam, ou seja, além de um guarda, ele é um bom amigo.

Bullmastiff

Devido ao seu porte e potencial de proteção, o Bullmastiff também está na lista de melhores cães de guarda. Com uma musculatura forte e imponente, só isso já é suficiente para intimidar qualquer um.

Assim como o Pastor Alemão, ele é dócil e gentil com sua família e, quando o assunto é o trabalho de vigia, é muito ativo e perceptivo, exercendo essa função com excelência.

Rottweiler

Conhecido como cão solitário, o Rottweiler tem músculos fortes e bem visíveis, além de uma mordida potente que pode fazer um bom estrago. Esse cão não tem medo de proteger a família e faz de tudo para que nenhum mal aconteça a ela. Por isso, escolhê-lo como cão de guarda é sempre uma boa escolha.

Chow Chow

Pode ser difícil de acreditar que uma imensa e fofa bola de pelos pode proteger as pessoas de ameaças, mas, além de lindo, o Chow Chow é um ótimo cão de guarda. Na China, ele é um dos cachorros mais utilizados nessa função.

Proteção à família, elevada disposição e estado constante de alerta estão entre suas principais características, o que garante que o Chow Chow estará sempre pronto para proteger seus donos do perigo.

Como garantir as características de um cão de guarda?

Ao longo do texto, você viu que algumas raças apresentam características importantes para cumprir o papel de cão de guarda. Mas como garantir essas particularidades no animal?

Nesse processo, o trabalho do canil na preservação das raças por meio das linhagens é indispensável.

Agora que você já sabe mais sobre as melhores raças de cães de guarda, como criador, é só fazer a sua parte para que esses cachorros continuem adequados para proteger pessoas e lugares.

Aproveite que já está por aqui e descubra quais são os maiores cães do mundo — que também podem botar medo em qualquer intruso. Boa leitura!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-