Características do Airedale Terrier: conheça a raça e principais cuidados

4 minutos para ler

O Airedale Terrier é um cão originário da Grã-Bretanha que teve como principal função a caça, durante muito tempo. O objetivo dos criadores era ter um animal que caçasse lontras e texugos. No entanto, essa raça serviu também para outros fins, como mensageiro de guerra, cão policial e outras funções.

Seu porte é grande ou gigante e sua aparência se assemelha a um Fox Terrier. Sua pelagem apresenta as cores predominantes marrom e preta — podendo ocorrer variação tanto no tamanho quanto na coloração.

Hoje a raça é utilizada como cão de companhia, contudo não tão popular entre a maioria dos apreciadores de cães. Quer saber mais sobre essa raça adorável? Então, continue a leitura e confira!

Qual a popularidade do Airedale terrier?

Apesar de muitos já terem ouvido falar nos terriers que são muitos, os Airedales não são tão populares. Segundo a tabela de popularidade divulgada pelo órgão de registro de raças de cães (American Kennel Club), esta raça aparece em 55º lugar.

Quais as características físicas e padrões da raça?

De acordo com a SOBRACI – Sociedade Brasileira de Cinofilia, o pedigree das raças devem obedecer alguns padrões. Podemos, então, começar pela pelagem do Airedale Terrier que é um tanto quanto curiosa, pois possui camada dupla de pelo, sendo que a externa é mais grossa e a subpelagem mais macia.

Sua coloração pode se apresentar em uma combinação de 3 cores: preto, marrom bronzeado e grisalho. Sua cabeça, orelhas e patas podem ser na cor marrom bronzeado e o resto do corpo preto e grisalho. Como padrão da raça, a cor aceita é o castanho, com o tronco, pescoço e parte da cauda com manchas pretas.

Suas orelhas possuem uma característica toda especial, bem comum em alguns terriers, em formato tipo V, dobradas para frente. O Airedale é um dos maiores cães do tipo Terrier. A altura dos machos gira em torno de 58 e 61 centímetros e a fêmeas costumam ser um pouco menores, medindo de 56 a 59 centímetros.

Qual o temperamento e personalidade do Airedale Terrier?

É um cachorro inteligente, independente, animado e bastante dócil com crianças, além disso é um bom guardião. É bastante ativo e deve ser estimulado para queimar calorias e, assim, se manter saudável. Por isso, necessita de passeios frequentes e muita atividade diária. O ideal é criá-los em uma casa com um bom quintal. Do contrário, eles se entediam e podem se tornar cães teimosos com seus tutores.

São cães fáceis de serem treinados, respondendo prontamente a estímulos positivos em vez de punições. Necessitam de um treinamento frequente e consistente e um dono que tenha a capacidade de liderança sobre o animal.

Quais os principais problemas de saúde e os cuidados que devem ser tomados?

A expectativa de vida da raça Airedale Terrier é de 10 a 12 anos, podendo variar para mais ou para menos. Eles possuem alguns pontos fracos, como qualquer outra raça canina. Um dos problemas comuns é a displasia no quadril e, por isso, é importante que o tutor se certifique sobre as características de seus progenitores. Geralmente, os filhotes tendem a apresentar os mesmos problemas.

Dermatites também são comuns nesta raça, já que necessitam muitos cuidados em relação ao banho e limpeza, como uma boa secagem e o desembaraçamento total dos pelos. Aparar seus pelos é também uma boa medida para evitar que embaracem. O timpanismo também é comum — trata-se de uma dilatação no estômago do cão quando ele se submete a exercícios físicos após se alimentar. Levar ao veterinário após esses episódios é fundamental para garantir a saúde do animal.

Como você viu neste artigo o Airedale Terrier é uma raça encantadora que se relaciona bem com seus tutores e crianças, bastando ser bem-educado e adestrado. No entanto, devido ao seu tamanho e por ser um cão muito ativo precisa viver em ambientes espaçosos para que se exercite bastante e tenha uma vida mais saudável.

Você gostou deste post sobre a raça de cão Airedale Terrier? Siga, então, nossas páginas nas redes sociais e conheça outras raças igualmente adoráveis! Estamos no Facebook e no Instagram!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-