Conheça todas as características do Golden Retriever

4 minutos para ler

No geral, um cão de porte grande intimida as pessoas, não é mesmo? Porém, “assustador” definitivamente não está entre as palavras escolhidas para definir as características do Golden Retriever.

Esse adorável cão é de uma das raças mais populares e adoradas do mundo, o que demonstra uma ótima oportunidade para quem deseja abrir um canil. Mas para isso é preciso conhecer as peculiaridades da raça.

Continue a leitura do artigo, veja quais são as principais características do Golden Retriever e conheça a sua história!

Origem e história da raça

Hoje, quem olha para um Golden Retriever não acredita que a origem da raça foi casual. Em meados de 1800, houve um aumento na procura por cães de busca na Escócia e Lord Tweedmouth resolveu fazer alguns cruzamentos que resultassem em um cão que pudesse avançar na vegetação densa, enfrentar águas gélidas, nadar e fazer resgates com cuidado.

O homem cruzou um Retriever de pelagem ondulada e amarelada (descendente de um Terra Nova e dos primeiros Labradores) com uma Tweed Water Spaniel (uma Retriever de pelagem amarelo-escuro muito crespa). Desse encontro nasceram quatro filhotes e, posteriormente, foram realizados mais cruzamentos cuidadosos com Tweed Spaniels, Setters, Retrievers pretos e até um Bloodhound.

De início a raça era considerada uma variedade de pelagem em tom dourado dos Retrievers de pelo liso, mas em 1912 os cães foram reconhecidos como Golden Retriever. Seus cães sempre foram valorizados pelas suas habilidades de caça, resultantes de uma minuciosa mistura genética.

Ao longo do século sua notoriedade foi meteórica, tornando-se uma das raças mais queridas e populares do mundo como animal de companhia, competidor em obediência e cão de exposição.

Hoje são classificados no grupo de Cães Recolhedores, Levantadores de caça e Cães d’água, do qual fazem parte raças como Cocker Spaniel e Labrador Retriever.

Características do Golden Retriever

Os Golden Retriever são comumente chamados de “Labrador de pelo longo”, devido à semelhança entre as raças. Dentre as características do Golden estão as seguintes:

  • crânio largo, focinho potente e mandíbulas fortes;
  • olhos afastados e escuros, com olhar doce;
  • orelhas triangulares, de comprimento médio e caídas;
  • peito descido, dorso reto e quadris curtos e fortes;
  • porte musculoso e proporcional;
  • joelhos angulares, jarretes bem descidos e retos, e pata arredondada;
  • cauda inserida e mantida no dorso (não se enrola na extremidade e alcança o jarrete);
  • pelo liso ou ondulado, bastante franjado; subpelo é denso, macio e resistente a intempéries.

Para a cor da pelagem se aceita qualquer tom que varia do dourado ao creme, mas deve estar nesse espectro. Os machos medem de 55 a 61 cm de altura e pesam entre 27 a 31 kg; as fêmeas têm altura entre 51 e 56 cm e pesam de 25 a 27 kg. Sua expectativa de vida gira em torno dos 10 a 12 anos.

Cuidados com o Golden Retriever

Não à toa o Golden Retriever é considerado amigo de todos. O seu temperamento dócil e amável com pessoas de todas as idades faz desse belo cão um devoto protetor da família. Ele costuma se adaptar melhor do que Labradores a espaços menores, mas a sua energia e sua necessidade de dissipá-la não podem ser ignoradas, caso contrário, o cão apresenta distúrbios comportamentais.

Muito afetuosos, sociáveis e brincalhões, esses cães necessitam de exercícios físicos e mentais todos os dias. Devido à sua agitação característica, o Golden Retriever se distrai facilmente nos treinos, mas como adora aprender e agradar os tutores, é facilmente adestrado.

Ocupa a 4ª posição no ranking das raças mais inteligentes, o que faz da raça um excelente competidor em obediência. O conjunto dessas habilidades torna os Golden Retriever ótimos cães policiais, guias e terapêuticos.

Seus pelos devem ser escovados duas vezes por semana, e entre as principais preocupações quanto à sua saúde estão a catarata, a displasia de quadril e a displasia de cotovelo.

Como você pôde notar, as características do Golden Retriever são as mais amigáveis possíveis. A sua grande popularidade e a facilidade em cuidá-los fazem dessa raça uma ótima opção para criadores iniciantes ou experientes.

Se você gostou da leitura do post, curta a nossa página no Facebook e não perca mais nenhum artigo sobre cinofilia!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-