Características do Pastor Alemão: saiba tudo sobre essa raça

3 minutos para ler

Apesar de às vezes amedrontar por sua imponência, outras características do Pastor Alemão são bem marcantes: trata-se de uma raça muito dócil e brincalhona. Também é um cachorro obediente e, por isso, fácil de ser adestrado para diversas situações.

O Pastor Alemão está em constante estado de alerta, sempre pronto para proteger a casa, garantindo sua fama de cão leal e protetor. Se bem cuidado e adestrado desde cedo, é um excelente pet no convívio com crianças e com outros animais.

Origem do Pastor Alemão

A origem do cão Pastor Alemão — ou Lobo-da-Alsácia, como também é conhecido — é na Alemanha. Foi registrado nesse país em 1899 pela organização Verein für Deutsche Schärferhunde SV, que se dedicou à criação da raça para fins de pastoreio.

No início, era uma raça bastante usada para reunir ovelhas. Após algum tempo, suas funções diversificaram devido à inteligência que o capacitava a diversas outras atividades, como cão de guarda, cão policial, entre outras.

Características do Pastor Alemão

É um cão de grande porte. O tamanho médio do macho pode chegar a 66 cm e o peso a 43 kg. A fêmea pode chegar a 60 cm e pesar 43 kg. Seu focinho é longo e seus olhos são lindos e expressivos.

Tem corpo comprido e cauda peluda e espessa. Seu pelo é macio, com uma curiosidade: ele tem uma camada dupla de pelagem, para que o proteja durante as estações mais frias.

As cores mais comuns da pelagem do Pastor Alemão são preto e marrom, no entanto, existem variações, como preto e creme, preto e cinza, branco, preto e fogo, entre outras.

Traços de personalidade mais marcantes na raça

O Pastor Alemão é considerado um dos cães mais inteligentes. É fiel e devotado a seu dono e se dá bem com crianças e outros animais de estimação.

É calmo e quando atinge a idade adulta, aos 2 anos, torna-se ainda mais tranquilo. É um cão carinhoso e adora receber mimos de seus donos, mas nem por isso menos vigilante e alerta. Com estranhos, pode ser um pouco reservado nos primeiros momentos.

Tem olfato invejável e, por isso, é muito atuante na polícia, sendo chamado também de “cão policial”. É utilizado para várias finalidades, como rastrear drogas, ataque, busca de corpos, entre outras.

Saúde do Pastor Alemão

Devido à sua popularização, a raça foi criada em excesso e sem os devidos cuidados. Por isso, alguns problemas foram surgindo e se tornando comuns, como a displasia coxofemoral. Outros problemas relacionados à saúde do Pastor Alemão são torção de estômago e epilepsia. A expectativa de vida da raça é de 12 anos.

Cuidados

Levar ao veterinário com regularidade é o principal cuidado para que ele seja vacinado, vermifugado e faça exames de rotina. A raça precisa se exercitar diariamente de forma moderada. Passeios diários serão suficientes se forem realizados com frequência. No mais, é dar muito carinho e manter uma alimentação adequada indicada pelo veterinário e os cuidados básicos com banhos e escovação.

Criar um animal com as características do Pastor Alemão requer mais que amar esse peludo: envolve cuidados com alimentação, passeios e muita dedicação.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe, então, nas suas redes sociais e mostre a todos o quanto é fascinante o Pastor Alemão.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-