Descubra as características do Shih-Tzu e os cuidados com a raça

3 minutos para ler

Caso esteja procurando por um cão que seja sociável, amável, supercompanheiro, carinhoso e ativo, então você precisa saber que essas são algumas das características do Shih-Tzu! Esse cãozinho pertence ao grupo 9, a categoria dos cães de companhia e tem uma origem incrível: remonta há anos atrás, quando eram considerados sagrados nos templos budistas e pela realeza chinesa. E, quando a Inglaterra levou alguns exemplares do animal para a Europa, eles ficaram ainda mais conhecidos.

Vale ressaltar ainda outras peculiaridades dos Shih-Tzus, que são consideradas como um diferencial. Esses cães geralmente se dão muito bem com crianças, gatos e outros animais. Além disso, essa raça é extremamente adaptável, sendo perfeita para pessoas que vivem sozinhas, casais e famílias com crianças. Sem contar que se acostumam muito bem em casas ou apartamentos.

Quer saber mais algumas curiosidades sobre o Shih-Tzu? Então confira abaixo e apaixone-se ainda mais por essa raça!

Comprimento do pelo

Você sabia que o tamanho do pelo do Shih-Tzu é uma das coisas mais marcantes nessa raça? Ele é comprido, tem uma boa quantidade na parte interna, costuma ser bem lisinho, podendo ter algumas ondulações em alguns casos. Outro detalhe sobre a pelagem desses cães é que podem ser de qualquer cor, porém, os mais comuns são o branco, marrom, preto, amarelo e misturas dessas cores.

Os pelos das orelhas tendem a ser enormes, chegando até a metade das patas dianteiras. Na cabeça isso também ocorre, por esse motivo, muitos donos preferem prender com acessórios os pelos para que não caiam no rosto do animal — o que dá uma aparência fofa e encantadora, seja em machos ou fêmeas!

Expectativa de vida e peso

Esses cães têm uma ótima expectativa de vida! Estima-se que um Shih-Tzu possa viver entre 12 e 16 anos, e em alguns casos até mais! Tudo isso depende sempre da forma como são cuidados desde bebês, como se alimentam, se exercitam e se estão sempre rodeados de muito carinho e atenção.

Esses animais costumam ter entre 4 kg e 7 kg, o que contribui para serem fáceis de se transportar, seja em passeios no colo ou em viagens de avião, podendo, em alguns casos, ficar na cabine com o dono.

Tamanho e comportamento

Os Shih-Tzus são fortemente reconhecidos por seu tamanho. Eles têm, em média, 28 cm de comprimento, e são considerados cães de pequeno porte.

O comportamento deles é algo que encanta muitas pessoas, pois são cães dóceis, atenciosos e que fazem questão de acompanhar seu dono por onde ele for. Então, se você costuma se levantar de madrugada para beber água, pode esperar que seu Shih-Tzu estará lá, com aquela carinha de sono e olhinhos quase fechados.

Por fim, outras características do Shih-Tzu que são importantes ressaltar é a necessidade de ter cuidados frequentes com as orelhas destes animais, pois a raça tem tendência a desenvolver otites, além de outras infecções.

Para a alimentação, o recomendado é manter a dieta balanceada com rações de qualidade, levando em consideração a idade do animal. Banhos e tosas são bem-vindos semanalmente para uma boa higiene, já que os pelos são longos e tendem a se sujar com facilidade.

Gostou de saber mais sobre os Shih-Tzu? Então, aproveite e deixe um comentário!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-