Você sabe como registrar um canil? Aprenda agora

3 minutos para ler

Antes de começar um negócio no mercado dos animais, é preciso se informar um pouco melhor sobre as exigências e cuidados exigidos por lei. Afinal, os bichinhos são vidas e precisam ser bem tratados e respeitados. Por isso, é muito importante que você invista em medidas que garantam a seriedade do seu criadouro. Para isso, uma das primeiras coisas a se pensar é em como registrar um canil.

Para ajudar você nesse processo, separamos informações indispensáveis para quem deseja iniciar a criação de cães. Continue conosco e confira quais são elas. Vamos lá? 

O que é necessário para abrir um canil?

O primeiro passo para iniciar um negócio no ramo da criação de animais é regularizar a situação do estabelecimento. Para isso, é preciso fazer a abertura de um CNPJ para a empresa, assim como solicitar o alvará sanitário do respectivo município. 

Além disso, para garantir que o seu canil siga as recomendações e a legislação, é preciso procurar o Centro de Zoonoses da cidade — que é o órgão fiscalizador de empresas que trabalham com animais.

Sua função é fazer visitas periódicas aos criadouros para verificar se as condições gerais estão apropriadas, como as instalações e os profissionais que trabalham no local, e se os cães estão sendo bem cuidados. 

Como registrar um canil? 

Obter o registro da SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia) é uma etapa muito importante na abertura do seu canil. 

Representante brasileira da FECAM (Federação Canina do Mercosul) e da WKU (World Kennel Union), essa confederação regulamenta a criação de cachorros de raça no Brasil, o que aumenta a credibilidade do estabelecimento. 

Com esse registro, o canil torna-se um filiado e passa a ter acesso a todos os benefícios da sociedade, como descontos exclusivos em fábricas de ração e suporte para aperfeiçoar a criação e reproduzir linhagens cada vez melhores.

Além disso, para emitir o pedigree, o criadouro precisa ser filiado, visto que o local de origem dos filhotes é registrado no documento e mantém um vínculo com o animal para o resto de sua vida.

Quer abrir o seu canil e ser um filiado? Para isso, é preciso preencher um formulário online e aguardar pela confirmação da SOBRACI. Fácil, não é mesmo? Caso prefira, você também pode contatar diretamente um dos núcleos da confederação para fazer o cadastro.

Quanto custa todo o processo?

A abertura de um canil envolve muitos gastos, entre eles o preço do aluguel ou compra do imóvel, as instalações, pagamento dos profissionais, aquisição de cães para reprodução, vacinação, medicamentos, ração, produtos de limpeza e todos os procedimentos e exames médicos necessários para preservar a saúde dos filhotes e das matrizes. 

Quanto ao registro do canil, você vai pagar apenas R$ 100,00 para abertura e filiação e uma taxa anual de renovação no valor de R$ 50,00 — um investimento que refletirá nos seus lucros e na valorização no mercado de animais.

Por isso, agora que você já sabe como registrar um canil, a importância disso para o seu negócio e seus custos, não deixe de se filiar! Contar com a SOBRACI é garantia de autoridade no universo dos cães de raça e pedigrees.

Venha até o nosso site descubra um pouco mais sobre esse processo.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-