Como saber se o cachorro tem pedigree? Entenda agora!

3 minutos para ler

Os produtores e amantes de cães dão muito valor para as raças. Afinal, a genética está diretamente relacionada com características físicas e comportamentais do animal, que são fatores importantes para uma boa convivência entre cão e dono. Mas, como saber se o cachorro tem pedigree?

Neste post, vamos explicar para você de que forma é possível se certificar de que um cão é de raça pura ou não. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é o pedigree?

Trata-se do Certificado de Registro Genealógico, também conhecido como Registro Geral, que confirma a pureza e procedência do cachorro. Com esse documento, é possível confirmar que o pet está de acordo com as características da raça.

Assim, ele funciona como uma garantia para os futuros donos de que os animais produzidos no canil realmente pertencem à determinada raça. Ademais, o certificado também comprova a propriedade do pet — por meio da transferência de pedigree.

Como é feita a certificação?

O pedigree pode ser adquirido de duas formas diferentes. A primeira delas é pela origem, para os filhotes de cães certificados, que confirmam a pureza da raça. Nesse caso, o processo é feito pelo canil logo após o nascimento da ninhada, preferencialmente até os 90 dias de vida.

Para solicitar o pedigree, é preciso enviar para a instituição de cinofilia a cópia dos documentos dos pais, o mapa de registro dos filhotes — com informações como raça, cor, data de nascimento e nome do criador — e um comprovante do registro do canil.

Como alternativa, também é possível adquirir o certificado pelo padrão racial, especialmente para o cão cujos ascendentes não têm o documento. Para isso, basta levá-lo até uma exposição ou enviar fotos e vídeos do animal para que a entidade de cinofilia avalie se o cachorro está de acordo com os padrões da raça.

Após a aprovação, ele recebe seu Registro Inicial, pois não apresenta dados genealógicos.

A SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia) oferece as duas modalidades de certificação do pedigree.

Como saber se o cachorro tem pedigree?

Para saber se um cão tem pedigree, é preciso verificar a autenticidade dos documentos, especialmente no momento de compra e venda. Para isso, o proprietário do cão deve apresentar o Registro Geral do cachorro. Algumas empresas de cinofilia, como a SOBRACI, armazenam todos os dados dos cães em um sistema informatizado, o que facilita o processo de confirmação.

E para os donos que já adquiram seus cães sem o certificado, como saber se o cachorro tem pedigree? Nesse caso, somente com a avaliação de especialistas em raças puras é possível obter um veredicto.

O certificado de pedigree é um documento importante para garantir a pureza de um animal. Sem ele, não é possível confirmar que um cachorro vai apresentar as características da raça, informações essas que são cruciais na hora de uma boa compra e venda. Por isso, invista na certificação dos seus animais: esse é o segredo para ter maior credibilidade no mercado dos cães.

E aí, gostou deste post? Então, assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o universo canino diretamente no seu email. Aproveite!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-