Afinal, como saber se o pedigree é verdadeiro?

3 minutos para ler

Está pensando em comprar um cachorro? Então, é preciso se certificar de que ele é de raça pura. Afinal, somente o pedigree garante as características físicas e comportamentais do cão, assim como a ausência de doenças e outros problemas. Mas, como saber se o pedigree é verdadeiro?

Neste post, separamos algumas dicas para que você fique atento e faça uma boa compra. Vamos descobrir quais são elas?

Pedigree: o que é e qual a sua importância?

Também chamado de Certificado de Registro Genealógico ou Registro Geral (RG), o pedigree é um documento que confirma que o cão é de raça pura. Isso é muito importante para evitar que o cachorro tenha problemas de consanguinidade, que resultam em doenças genéticas, de crescimento, displasias coxofemorais e desvios de personalidade.

Além disso, por meio do pedigree, o dono do canil pode guiar a sua criação, com base em estudos dos antepassados dos cães e aprimoramento das raças. Nesse documento também está presente os dados do dono do cão, o que determina a propriedade do animal.

Atualmente, existem mais de 300 raças de cães catalogadas pelo mundo e somente com o pedigree é possível atestar a linhagem de um cachorro.

Indícios de pedigree: quais são eles?

Para que você não adquira gato por lebre, ou melhor, cão por lebre, separamos algumas dicas de como saber se o pedigree é verdadeiro. Confira!

Canil registrado na SOBRACI

Os canis registrados na SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia) têm garantia atestada do pedigree de todos os cachorros criados no local — ou seja, todos os animais são de raça pura.

Assim que a ninhada nasce, os criadores fazem o registro geral dos filhotes. No RG, estão dados do cão como nome da raça, dos filhotes, dos pais, do canil, data de nascimento e cores dos cachorros.

Autenticidade do pedigree

Assim que tiver contato com o pedigree do cão, você precisa analisar a veracidade do documento. Por isso, verifique possíveis sinais de falsificação, como impressão falha e alterações na cor do papel.

Uma boa notícia é que a SOBRACI é pioneira em inovação tecnológica e armazena todos os documentos dos cachorros em um sistema online. Assim, basta entrar no site da Sociedade para confirmar que o pedigree é realmente verdadeiro.

Animal de acordo com o padrão internacional da raça

Caso você já tenha adquirido um cão sem pedigree e quer saber se ele é de raça pura, basta levá-lo às exposições realizadas pela SOBRACI, à sede da Sociedade ou, ainda, enviar fotos e vídeos para a instituição. Por meio da análise das características físicas do animal, feita por técnicos especializados em padrões internacionais de raças caninas, é possível determinar se ele tem ou não pedigree.

Se confirmado, o cão recebe um Registro Inicial, que difere do Registro Geral em relação à filiação, espaço esse que fica em branco. Somente a partir da sua terceira geração é que os animais passam a ter um RG, pois a árvore genealógica estará completa.

Agora que você conferiu as nossas dicas de como saber se o pedigree é verdadeiro, não deixe de aplicá-las na hora de adquirir um cachorro! Assim, você terá a garantia de que ele é um cão de raça pura e de acordo com as suas expectativas.

Quer fazer o registro dos seus cães? Entre em contato conosco e comece o processo agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-