Entenda já o passo a passo de como tirar o pedigree do seu cachorro

6 minutos para ler

São inúmeras as práticas realizadas por um dono de canil confiável e capacitado, sendo tirar o pedigree do cachorro, promover o bem-estar do plantel, garantir sua saúde e boa alimentação algumas das principais tarefas. O pedigree é um documento fundamental para todo criador de cães, pois além de certificar a pureza das raças com a qual desenvolve suas atividades, comprova a credibilidade do criador, a qualidade e a idoneidade do canil.

Mas então, como tirar o pedigree do cachorro? Pensando em auxiliá-los nessa questão, elaboramos este passo a passo para você! Confira e tenha uma boa leitura!

O que é o pedigree do cachorro?

O pedigree é um documento oficial emitido por uma instituição idônea que comprova que um cão é de raça pura, ou seja, que é descendente de cães também de raça pura, provenientes de cruzamentos sem outras raças. Nem todo cão de raça pura tem este documento, isto é, o cachorro pode ser puro, mas não necessariamente ter o pedigree.

Porém, o certificado agrega valor às ninhadas por conter todas as informações a repeito do filhote e garantir a pureza da linhagem, uma vez que atesta a ascendência do filhote em três gerações (pais, avós e bisavós). Isso é fundamental para evitar o cruzamento consanguíneo dos cachorros, o que pode afetar a saúde da prole.

Dessa maneira, a genealogia do cão confirma o padrão estético e comportamental, que é previsível, desejável e aprimorado pelos criadores. Um bom criador conhece as particularidades das raças e conduz os cruzamentos de forma a evitar doenças e aperfeiçoar algumas características.

Além disso, o pedigree é o documento que assegura que o dono do canil não promoverá acasalamentos indiscriminadamente, visto que os cruzamentos entre linhagens muito próximas devem ser evitados. Ou seja, o certificado reconhece, além da pureza da raça, a seriedade do criador de cães.

Como tirar o pedigree do cachorro?

Ao contrário do que muita gente pensa, tirar o pedigree do seu cão por meio de uma instituição de cinofilia não é complicado, mas, assim como para fazer qualquer registro no país, é preciso seguir algumas importantes etapas.

Defina o modelo do documento

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer a diferença entre pedigree e Registro Inicial (RI). Esse último documento também é válido e emitido por instituições sérias, tem exatamente o mesmo valor que um pedigree, mas a principal diferença é que nele não constam as informações sobre a ascendência do filhote (mesmo que seja conhecida).

O RI pode, inclusive, custar um pouco mais para ser emitido, pois pode haver a necessidade de consultar um especialista para avaliar os padrões da raça.

Esse registro pode ser usado para que o cão participe de exposições e competições. Se o cão cruzar com outros animais que também têm o registro, e seus filhotes cruzarem com outros com pedigree, seus descendentes poderão tirar o pedigree, visto que se conhece a sua genealogia.

Tenha todos os documentos do cão

Uma vez decidido pelo pedigree, você deve procurar a instituição de cinofilia competente para dar entrada ao processo com os seguintes documentos:

  • cópia do pedigree da mãe e do pai do filhote;
  • informações sobre sexo, cor e dados do canil cujo filhote é proveniente;
  • as mesmas informações citadas sobre os pais do filhote;
  • assinatura dos donos dos cachorros envolvidos na reprodução.

Caso você queira registrar uma ninhada e não tenha a fêmea registrada, além desses mesmos documentos exigidos, você precisará entrar em contato com a entidade competente, uma vez que é preciso ter os seguintes documentos:

  • de abertura do canil;
  • a proposta de sócio;
  • o mapa da ninhada.

Registre o filhote e certifique-se do valor do pedigree

O valor para tirar o pedigree do cachorro varia de acordo com a sua idade (após os 90 dias, o custo aumenta). Independentemente da associação que se escolha, o valor não é alto (geralmente, menor que R$ 60,00) e os preços podem ser menores para quem é filiado das sociedades de cinofilia.

Cabe destacar que o pedigree não deve ser artifício de negociação, visto que o valor do documento é relativamente baixo ao criador. Isso significa que todo criador sério entrega seu cão com pedigree ao tutor que o adquiriu (em vez de cobrar a mais por isso).

Receba a comprovação e acesse o pedigree do cachorro

Após toda a documentação enviada e devidamente conferida pela confederação, o clube filiado recebe o registro do seu cão ou ninhada e cabe a ele encaminhar a você o certificado. Em, no máximo, 30 dias você tem o pedigree do cachorro em suas mãos.

Como a SOBRACI atua nessa questão?

A Sociedade Brasileira de Cinofilia (SOBRACI) entrou para o cenário nacional como uma opção séria e independente para os criadores que tinham, por inúmeras razões, dificuldades em registrar seus cães e canis e ficaram por anos sem o registro de seus animais.

Com um maior e melhor suporte frente aos concorrentes, a SOBRACI garante menos burocracia e mais agilidade nos processos para registrar e tirar o pedigree do cachorro.

Entre os diversos serviços prestados, estão:

  • a emissão de certificado de pedigree e de Certificado de Pureza de Raça;
  • a avaliação por juízes para identificar se a raça é pura (quando necessário);
  • a emissão de transferência de propriedade (documento internacional), caso seja feito um processo de compra e venda de cães com pedigree (a documentação facilita, inclusive, nas viagens com o cachorro);
  • a documentação de filiação do canil à SOBRACI na abertura de novos canis.

Com mais de 20 anos de experiência, a SOBRACI oferece aos criadores de cães a oportunidade de legalizar seus animais, ajudando, dessa forma, a prática da cinofilia no Brasil que apresentava um baixíssimo índice de registro em relação às outras confederações mundiais. Além disso, os certificados emitidos têm reconhecimento internacional.

Atuando com responsabilidade no mercado, caminhamos lado a lado com criadores nacionais, pois dividimos a paixão por cães. Sabemos como tirar o pedigree do cachorro é importante para o dono de canil, que terá sua prole mais valorizada, bem como toda a sua atividade enquanto criador de cães.

Então se você está pensando em tirar o pedigree do seu cachorro ou registrar sua ninhada, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas e seja um Sobraciano!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-