Conheça as principais características do Beagle e seus cuidados

4 minutos para ler

O Beagle mais famoso do mundo talvez não faça jus à personalidade real dessa raça. Afinal, o Snoopy — personagem dos quadrinhos criado por Charles Schulz — é notadamente preguiçoso. Bem o oposto disso, são cães brincalhões, extrovertidos e (bastante) agitados.

Por serem muito excitados, não são indicados para criadores de primeira viagem. Sua rotina exige disciplina e, por isso, é bom que o dono do canil tenha experiência com as práticas de adestramento.

Mas essas não são as únicas características do Beagle. Esses graciosos cachorros reservam agradáveis surpresas por trás do seu intenso temperamento. Continue a leitura e descubra quais são!

História e origem da raça Beagle

A raça é antiga e tem referência nas matilhas de caça da aristocracia rural da Inglaterra do século XV. Em 1475, o nome Beagle foi usado pela primeira vez para mencionar os exímios caçadores de lebres e veados da época.

Há divergência, inclusive, na origem do termo Beagle: se é uma palavra celta que é sinônima de “pequeno”, ou se é francesa e significa “boca alta” ou “boca aberta”. Essa última teoria diz respeito à propensão do Beagle a latir quando encontra um rastro interessante. Levando em conta que essa característica se manteve, essa hipótese parece ser bem plausível.

Aliás, esse não foi o único traço que atravessou os anos de história da raça. Mesmo após o trabalho dos criadores do século XIX para padronizar a raça, os cães de hoje não são muito diferentes dos de 200 anos atrás.

Os primeiros grupos compartilhavam semelhanças, mas apresentavam diferenças dependendo do tipo de terreno em que eram caçadores. Os que viviam nos campos do sul da Inglaterra eram mais lentos e pesados, enquanto os que habitavam a área acidentada da fronteira com a Escócia eram ágeis e resistentes.

Características do Beagle

Os Beagles são cães compactos e fortes, medindo de 33 a 41 cm do chão até a cernelha e pesando de 9 a 13 kg (Beagles maiores podem pesar até 35 kg). O focinho não é pontudo e suas orelhas são longas, caídas rente à face e arredondadas nas extremidades.

Seus olhos são de cor marrom, amendoados, relativamente grandes e pouco profundos. São aceitos diversos padrões de pelagem, sendo o tricolor preto, marrom e branco o mais comum no Brasil. As demais variações são bicolores. Contudo, os Beagles com pedigree devem ter a ponta da cauda branca que, aliás, é firme e sempre levantada.

Quanto ao temperamento, são dóceis, carinhosos e muito alegres, sendo uma ótima companhia para crianças. Por essas mesmas características, os Beagles não são classificados como cães de guarda (costumam ser simpáticos com estranhos).

São extremamente curiosos e têm um forte instinto farejador. Têm fama de latirem muito, mas apenas quando se sentem solitários. Podem ser um tanto destruidores, fujões e desobedientes, mas nada que não seja bem manejado com adestramento.

Não estão entre as raças mais inteligentes e podem demorar um pouco para responder aos seus comandos, mas os Beagles são determinados e descobrem rapidamente como superar os obstáculos que porventura estejam os impedindo de chegarem onde querem.

Cuidados com a raça

Beagles são cães saudáveis que não requerem grandes preocupações. Poucos apresentam displasia no quadril e problemas no coração, mas é importante que o criador dê atenção à sua alimentação, pois a raça tem propensão à obesidade (ao desenvolverem hipotireoidismo).

Seu pelo curto, liso e denso não exige muitos cuidados além de banhos eventuais e escovação semanal. Seus dentes são praticamente perfeitos, bem formados e resistentes, necessitando apenas zelo para evitar o acúmulo de tártaro.

Muito amáveis e alegres, esses cães são excelentes companhias. Como você pôde notar, não demandam cuidados extremos, o que facilita bastante a sua criação. Uma das características mais notáveis do Beagle é a sua agitação, por isso, é essencial que o ambiente seja rico e estimulante.

Gostou da leitura? Nosso artigo foi interessante para você? Então, compartilhe o post para que mais pessoas conheçam as particularidades desses incríveis cachorros!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-