Descubra aqui quais as raças de cachorros que vivem mais!

4 minutos para ler

Quando se adquire um cachorro surge logo aquela curiosidade de saber quanto tempo, em média, ele ficará ao nosso lado, não é mesmo? A longevidade dos cães depende de alguns fatores, como raça, cuidados, doenças, etc. O fato é que os cachorros que vivem mais, geralmente, são os de raças de pequeno porte.

O que devemos, no entanto, nos preocupar é que, pelo menos, ele atinja o limite de idade da raça a qual pertence. Alguns até vivem mais do que a expectativa, devido aos cuidados do tutor com seu pet.

Neste texto, você vai saber quais são as raças de cachorros que vivem mais e o que fazer para que seu cão fique mais tempo ao seu lado!

Quantos anos vive um cachorro?

Os cães de grande porte, de uma forma geral, vivem menos que os cães pequenos. Como exemplo temos o dogue alemão, um cachorro de grande porte, vive em média de 6 a 8 anos. Já um chihuahua, um cão bem pequeno, pode viver até 18 anos.

A falta de conhecimento do tutor sobre a raça pode contribuir para que o animal tenha uma expectativa de vida menor, visto que cada raça tem as suas particularidades e suas fraquezas. Se o tutor souber no que ele deve ficar mais atento em relação à raça de seu cão, maiores chances o pet terá de viver mais.

Sendo assim, é fator primordial ter cuidados especiais, com a alimentação, a higiene, a vacinação e as doenças. Além disso, levar seu cão para consultas com regularidade ao veterinário, certamente, tornará seu cão mais protegido e com boas possibilidades de uma vida mais longa.

Apesar desses cuidados, que destacamos, serem muito importantes, existe uma expectativa de vida para cada raça. Se você conseguir chegar no limite, já é uma vitória.

Quais as raças de cachorros que vivem mais?

Chihuahua

O Chihuahua vive de 12 a 18 anos. É a menor raça de cão e seus problemas mais comuns são tratáveis, como luxação na patela, dentes desgastados e hipoglicemia. É uma raça muito afetuosa e se apega facilmente ao dono.

Lhasa Apso

O Lhasa Apso vive em média de 12 a 14 anos. São cães muito peludos e muito amorosos. Necessitam de muita dedicação e de uma atenção especial aos pelos, pois ficam emaranhados com muita facilidade.

Maltês

A expectativa de vida do Maltês é de 12 a 15 anos. São cães amorosos e brincalhões que se dão muito bem com crianças e são muito agarrados com o dono. Precisam de cuidados especiais com os pelos e vivem muito bem em apartamentos.

Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão)

O Lulu da Pomerânia vive de 12 a 15 anos, a doença mais comum nesse cão é a luxação na patela. São cães brincalhões, muito espertos e adoram passear. O pelo precisa de muitos cuidados, como tosa e escovação diária.

Dachshund

O famoso salsichinha vive de 12 a 16 anos. Conhece-se um caso de um cão dessa raça ter chegado aos 21 anos. São espertos, extremamente afetuosos com seus donos e adoram passear.

Beagle

O Beagle vive de 12 a 15 anos e se houver muitos cuidados podem viver bem mais. São cães agitados e possuem muita energia, adoram passear com o dono. Sabe-se de um caso em que um Beagle viveu 27 anos.

Pug

Sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos. São adoráveis e afetuosos. Têm propenção a problemas respiratórios e o tutor deve tomar cuidados com passeios muito cansativos. Adoram ficar no colo do dono.

Como você conferiu no artigo, as raças de cachorros que vivem mais são as de pequeno porte. No entanto, se você tomar os cuidados essenciais com seu pet, maior expectativa de vida haverá para seu amigo peludo!

Gostou deste post sobre quanto tempo vive um cachorro? Aproveite, então, a visita e assine a nossa newsletter. Assim, você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-