Entenda a importância do criador de cães 

4 minutos para ler

As raças de cães, assim como dos demais animais, devem ser preservadas. Primeiramente, pelas características que devem ser mantidas, seja pela beleza ou pela funcionalidade presentes em determinados animais. A importância do criador se dá, justamente por isso, para que a raça continue e se mantenha pura por muito tempo.

Uma razão bem importante e que merece atenção em relação aos cachorros é a função que cada raça pode desempenhar auxiliando a vida dos seres humanos. Muitos deles têm suas peculiaridades preservadas devido às aptidões que desenvolveram no decorrer do tempo, como pastoreio, guarda, cão-guia e muitas outras.

Continue a leitura e entenda a importância de um criador ser sério e comprometido!

Custos que envolvem manter um canil

Iniciar uma criação de cães, seja de que raça for, envolve muitos gastos, além, é lógico, da dedicação e empenho necessários para lidar com as suas várias etapas, como acasalamento, cuidado com a ninhada, banhos, alimentação e tudo mais.

O criador começa adquirindo bons exemplares da raça escolhida, eles devem atender, ao máximo possível, as características exigidas. O criador sério de cães vai necessitar de um bom macho para padreador de excelente linhagem e uma boa fêmea que atenda também às exigências do padrão da raça pelos órgãos responsáveis, como a SOBRACI. Investimento inicial que pode chegar a R$ 10.000,00, dependendo da raça.

Existem muitos outros gastos bem significativos com um canil, como vacinações, vermifugações, e alimentação.

A manutenção da área onde serão criados os cães envolvem custos com obras, já que precisarão de reformas para o local se adaptar às necessidades do canil, serão necessários funcionários para manter o local sempre limpo, material de limpeza, energia elétrica, medicamentos etc.

Cuidados com o acasalamento

O momento de acasalar envolve muita responsabilidade, pois é nesta fase que a manutenção genética da padronagem da raça se manterá e tudo deve ser feito para gerar uma ninhada que atenda a exigências da raça. Veja:

  • espermograma, citologia vaginal, dosagem de progesterona;
  • Suplementação da fêmea gestante; 
  • ultrassonografias;
  • parto normal, em último caso cesárea.

Trata-se de um momento importante em que tudo deve ser feito de forma responsável para a obtenção de bons resultados e os gastos, como você conferiu, são grandes. Isso para começar um canil. Agora imagine, quando o canil já tem vários exemplares e cada um deles necessita desse tipo de atenção.

Atenção e cuidados com a ninhada

Os cuidados com a ninhada que muitas vezes chega a 5 filhotes, visto que nem todos sobrevivem, requer também muita dedicação do criador. Envolvem muitos gastos com leite especial, papinha, vermifugação, vacinação, ou seja, uma série de custos que quando você compra um cachorro de raça nem imagina o quanto ele custou para o criador.

Importância do pedigree

Este é um dos principais momentos que assegura a seriedade de um criador de cães, quando ele os registra para obter o pedigree. Esse documento atesta a partir de algumas informações se a raça é ou não pura e se realmente atende aos padrões exigidos da raça. Isso não é de graça, se o criador for registrar uma ninhada o gasto é considerável.

Por isso, quando um criador lhe cobra uma alta quantia por um cão de raça pura, é porque, na verdade, ele teve todos esses cuidados, gastos e trabalho em manter o padrão exigido como manda os órgãos oficiais de cinofilia.

Como você conferiu neste artigo, ser um criador sério de cães envolve a preservação da raça e muitos cuidados, além dos gastos que são enormes. Conhecendo essas características e a importância de um criador, é possível adquirir o cão que deseja.

Se você gostou deste post, assine, então, nossa newsletter e receba via e-mail outros conteúdos interessantes como este!

ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-