Afinal, como posso saber o preço de cachorro com pedigree?

4 minutos para ler

Os cães não são apenas nossos melhores amigos, mas como também foram um dos primeiros e mais importantes animais a serem domesticados.

A convivência com os lobos influenciou diretamente a evolução humana e, em busca de determinadas características, o homem desenvolveu mais de 400 raças de cachorros ao longo dos últimos séculos. Hoje, uma das questões que intriga muita gente é saber o preço de cachorro com pedigree.

Mas o que significa um cão ter pedigree? Qual a importância dessa certificação e como ela influência no valor do cachorro? Respondemos essas perguntas neste artigo. Acompanhe!

O que significa um cão ter pedigree?

O pedigree é o documento que registra as informações genealógicas de um cão de raça. Ou seja, é um certificado que confirma a ascendência genética de um cachorro, comprovando a pureza da sua linhagem, pelo menos até a terceira geração (pais, avós e bisavós).

O pedigree deve informar dados essenciais para a identificação de cada cachorro, como:

  • nome do filhote;
  • raça;
  • sexo;
  • cor da pelagem;
  • data do nascimento;
  • número do registro;
  • nome do criador;
  • nome do tutor;
  • data do registro.

Os nomes dos pais, avós e bisavós são de extrema importância, pois são esses dados que evitam os cruzamentos consanguíneos nas ninhadas futuras, o que é muito prejudicial à saúde dos filhotes. E é por essa razão que o pedigree é tão importante.

Caso os antepassados do cachorro tenham participado de exposições e competições, o histórico e os títulos conquistados também podem ser encontrados no verso do documento.

Como o pedigree influência o preço do cachorro?

Criar cães pode ser uma atividade um pouco onerosa, que requer um alto grau de comprometimento e dedicação ao animal. Além de ter que garantir um ambiente adequado para as ninhadas e para as cadelas em trabalho de parto e pós-parto, o criador precisa realizar inúmeras incumbências para assegurar a saúde das suas ninhadas. Entre elas, podemos listar:

  • exames de sangue e testes para verificar a possível ocorrência de doenças típicas da raça;
  • acompanhamento pré-natal nas fêmeas prenhas;
  • vitaminas e suplementos para essas fêmeas;
  • vacinas, vermífugos e medicamentos de qualidade para as ninhadas;
  • ração de qualidade superior para todo o plantel;
  • higiene constante do local onde vivem os cachorros.

Cada raça tem as suas particularidades e cuidados que cada uma exige, além de especificidades (o que é ou não permitido nos cruzamentos). Por exemplo, o Cavalier King Charles Spaniel só pode cruzar após atingir determinada idade, pois isso garante que as ninhadas não terão problemas cardíacos.

Normalmente, as raças que apresentam mais problemas de saúde são as mais onerosas, pois demandam bastantes cuidados durante o processo reprodutivo. Além disso, quanto mais rara for a raça, mais caro será o filhote.

Ter um conhecimento aprofundado sobre cada raça exige anos de estudo e convivência com os cães. Isso — somado a todos os custos de criação — é refletido no preço do cachorro com pedigree. Analisar a genealogia do cão, conferir os documentos e fazer pesquisas contínuas sobre a raça são ações constantes em um canil sério e requer muito tempo e investimento do criador.

Criar cães de raça significa ser apaixonado e especialista em uma ou mais raça. Garantir a pureza de uma linhagem é ter confiança nas características genéticas dos animais, que definem os padrões de aparência, comportamento e saúde.

O preço de cachorro com pedigree é, na verdade, uma segurança tanto para o criador quanto para o tutor. Optar por comprar em canis afiliados a uma entidade de cinofilia reconhecida internacionalmente garante ainda mais a procedência e pedigree do cachorro. Isso porque essa filiação é um atestado e um reconhecimento à seriedade e à idoneidade do criador.

Quer ter mais informações sobre certificados, cursos, registros de ninhadas e pedigrees? Então, acesse o nosso site, saiba sobre tudo isso e muito mais!

ContatoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-