Quando e como fazer a transferência de propriedade pedigree?

3 minutos para ler

Ser o proprietário legal de um cachorro é a única forma de comprovar que ele é seu e, para isso, o seu nome deve constar na documentação dele. Sabendo disso, é muito importante fazer a transferência de propriedade pedigree ao adquirir um novo cão. 

É preciso analisar o documento do cachorro e conferir se o seu nome está mencionado como proprietário, logo acima da árvore genealógica do animal, e também no verso. Caso contrário, você deve tomar algumas providências para evitar problemas.

Que saber mais sobre esse processo? Então continue a leitura e descubra como fazer a transferência de propriedade do seu cão — você vai se surpreender ao ver como esse processo é fácil! Acompanhe.

Quando é necessário fazer a transferência de propriedade de pedigree?

O documento pedigree garante a pureza de um animal e certifica quem é o seu dono, assim como um documento de propriedades materiais, como de uma casa ou de um carro.

Quando você adquire um cão de raça com documentação pedigree, ele estará em nome do criador ou do antigo proprietário. Nessa situação, você precisa fazer a transferência de propriedade, visto que o cachorro só é seu se ele estiver no seu nome.

Quando o registro é de uma ninhada, é preciso fazer a transferência de propriedade dos pais, caso eles ainda não estejam no seu nome, ou ter a autorização do proprietário legal.

O pedigree pertence ao proprietário do cachorro e pode ser utilizado somente por ele. 

Como fazer a transferência?

Você pode fazer a transferência de propriedade pedigree pela SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia)

O processo é muito rápido e simples e, para realizá-lo, basta preencher todos os campos de “Transferência de Propriedade” que constam no verso do pedigree. Com a assinatura do antigo proprietário, envie o documento para a sociedade, o que pode ser feito por correio, pessoalmente, por e-mail, ou ainda pelo Facebook ou WhatsApp.

A transferência de propriedade pedigree custa R$ 65,00 para não afiliados e R$50,00 para afiliados à sociedade. 

As informações do seu cachorro passarão a fazer parte do banco de dados da SOBRACI, o que é um auxílio eletrônico para comprovar a propriedade e pedigree do animal.

Qual a importância de transferir o pedigree? 

Fazer a transferência de propriedade é a comprovação da tutela do cachorro, ou seja, de que você é o verdadeiro dono. Segundo a legislação, um cão só é seu se o seu nome constar como proprietário no documento pedigree do animal.

Somente assim é possível evitar transtornos em viagens e em outras circunstâncias que exigem a comprovação de posse do animal. Tudo isso só confirma como efetuar a transferência é um processo indispensável e muito importante.

Ademais, transferindo o pedigree do seu cão, você seguirá as exigências da Lei da Posse Responsável, que regulamenta a criação, propriedade, guarda, uso e transporte de animais, além de punir quem não age de acordo com as normas.

Colabore com a Lei da Posse Responsável: faça a transferência de propriedade pedigree dos seus cães para o seu nome e garanta a posse e segurança deles. Entre em contato conosco e inicie esse processo agora mesmo.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-